Telefones: 11.4411.4057 11.4411.4058 11. 9628.4674

Ratos e Camundongos

Generalidades


Do ponto de vista sanitário, da proteção de alimentos e de outros bens, as espécies de maior importância são os roedores comensais, aqueles que vivem em estreito contato com o homem: ratazana (Rattus norvegicus), rato preto ou rato de telhado (Rattus rattus) e/ou camundongo (Mus musculus). Todas essas espécies de grande prolificidade.

As perdas econômicas causadas pelos roedores são muitas; entre elas: o rendimento dos cultivos, a qualidade dos produtos agrícolas armazenados, além dos danos as estruturas e instalações residenciais e industriais, como roedura de cabos elétricos, tubulações, embalagens, peças de madeira etc.

Os roedores abrigam ectoparasitas, sendo importantes portadores de agentes causadores de uma série de enfermidades infecciosas, entre as quais se destacam: peste negra, peste bubônica, salmonelose, leptospirose, tifo, hantavirose e muitas outras.
 
Biologia e Hábitos

Se caracterizam por serem pragas de áreas urbanas e agrícolas.

O R. norvegicus habitualmente vive em tocas no solo, próximo a cursos dágua ou valas, se deslocando através de trilhas até os pontos de alimentação. É uma espécie neofóbica e excelente nadadora.

O R. rattus difere não só em tamanho, como também em seus hábitos, tais como, construção de ninhos em topos de edificações e até mesmo em árvores. Tem grande habilidade em escalar e se deslocar em vigas e outras estruturas das edificações, graças ao apoio de seu longo rabo. Também é extremamente neofóbico.

Diferentemente das outras espécies, o M. musculus é extremamente neófilo, possuindo em sua característica morfológica o alinhamento da cabeça com a espinha dorsal, podendo penetrar em pequenos orifícios. Destaca-se também pelo tamanho proeminente de suas orelhas contrastando com o tamanho de seu pequeno corpo.
 
Controle

O êxito no controle de roedores passa necessariamente, pelo manejo integrado de pragas (MIP), onde a inspeção e a identificação das espécies é fundamental para a decisão da estratégia de controle a ser adotada. Com este propósito, nós da Akabe Desinsetizadora possuimos formulações em blocos, pellets e pó de contato para as mais diversas situações de controle.
Fonte: Bayer Environmental Science